Tem aumentado nos últimos tempos o número de furtos de metais não preciosos, com principal incidência nos equipamentos agrícolas. Tudo isto porque o valor dos metais não preciosos tem vindo a aumentar.
Tendo por base o programa “Campo Seguro”, a GNR vai efetuar ações de sensibilização, onde irá alertar para o facto de estes assaltos se deverem em grande parte à desatenção e descuido dos agricultores, e deixará alguns conselhos, com o intuito de evitar a ocorrência destas situações.
Hoje tem lugar uma sessão de esclarecimento em Montemor-o-Novo, no auditório da União de Freguesias da Vila, Bispo e silveiras a partir das 17h30.
Esta é uma ação realizada pelo Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR – Destacamento Territorial de Montemor-o-Novo em colaboração com a Autarquia.
Amanhã e sexta-feira terão lugar sessões na Sala de Formação da Câmara Municipal de Vendas Novas, e no Cineteatro da Câmara Municipal de Viana do Alentejo respetivamente.
No ano passado, a GNR registou 11573 crimes de furto de metais não preciosos, menos 3034 que no ano de 2012. Dados da criminalidade de 2013 indicam que este tipo de crime representa 11% do total de crimes contra o património e 6% da criminalidade geral. Em resultado da ação da GNR, em 2013, foram detidas 447 e identificadas 1283 pessoas por suspeita da prática deste tipo de furto. Recorde-se que o furto de metais não preciosos e os danos causados nas instalações pode significar ainda a diferença entre um ano produtivo e um ano de elevados prejuízos.
Sem comentários:
Enviar um comentário