sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O concelho de Montemor-o-Novo


É um dos maiores concelhos de Portugal. Com uma área de 1.450 quilómetros quadrados, aqui vivem actualmente cerca de quarenta e cinco mil habitantes. É constituído por dez freguesias: Cabrela, Ciborro, Cortiçadas de Lavre, Foros de Vale de Figueira, Lavre, Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo, Santiago do Escoural, S. Cristóvão e Silveiras.

Um número que em meados do século era muito maior. A própria cidade e sede de concelho chegou a ter quatro freguesias, hoje reduzidas a duas. O território foi conquistado aos mouros (que aqui haviam erguido uma fortaleza defensiva, cujos restos ainda hoje subsistem na vila), definitivamente (porque antes já o fora por D. Afonso Henriques) durante o reinado de D. Sancho I. Este monarca deu foral a Montemor-o-Novo em 1203. No entanto, o seu povoamento é muito anterior aos sarracenos.

No tempo dos romanos, Montemor-o-Novo era a cidade de Castrum Malianum, e antes ainda aqui estiveram povos neolíticos, como o atestam algumas figuras rupestres no Escoural. Terão sido os primeiros habitantes do concelho. Em 15 de Agosto de 1503, Montemor-o-Novo recebia novo foral, desta vez concedido por D. Manuel I. Nasceu neste concelho S. João de Deus, um Santo português que deixou a sua presença bem marcada pelos actos da maior benemerência em Portugal e em Espanha. Foi beatificado em 1623 e canonizado em 1690.

Os principais produtos produzidos em Montemor-o-Novo são a cortiça, o carvão vegetal, os cereais, o azeite, o gado e o vinho.
Fonte



Sem comentários:

Enviar um comentário